quarta-feira, 13 de março de 2013

Fumaça branca anuncia escolha de novo Papa:

Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o escolhido; Ele será o primeiro Papa Francisco da Igreja Católica


      

 A fumaça branca subiu nesta tarde (horário de Brasília) pela chaminé da capela Sistina, no Vaticano, para anunciar ao mundo que o novo Papa foi escolhido. Os cardeais encerraram a votação pelo novo líder da Igreja Católica por volta das 15h06min (horário de Brasília) desta quarta-feira. Milhares de fiéis  encheram a praça de São Pedro para conhecer o sucessor de Bento XVI.  Desde ontem, quando iniciou-se o conclave, esta foi a quinta votação - que definiu o novo nome.

O novo Papa é o de número 266, sendo que existiram 233, mas um deles governou por três vezes. A Guarda Suíça se posicionou e apresentou as armas e a comunidade católica ouviu por volta das 16h15min a frase "Habemus Papam", seguida pelo nome do novo líder do Estado do Vaticano. O nome papal escolhido por ele é Papa Francisco.

Em Criciúma e municípios vizinhos, os sinos das igrejas e catedrais tocaram no momento em que confirmou-se a escolha do novo líder católico. O cardeal protodiácono Jean Louis Tauran foi quem apareceu na janela para saudar os fiéis e comunicar ao mundo o nome do novo pontífice.

O Papa escolhido foi o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio. O líder da Igreja Católica escolheu ser o primeiro Papa Francisco. Ele é o arcebispo de Buenos Aires e este é o primeiro Papa não europeu da história da Igreja. Em sua primeira fala ao mundo, o novo Chefe da Igreja afirmou que prezará pela hospitalidade, fraternidade, silêncio e oração. Ele pediu aos fiéis, inicialmente, uma prece pelo Papa Bento XVI e, depois, outra prece para ele próprio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário